top of page

Fernando de Noronha

Eu sempre tive o sonho de ir para Fernando de Noronha, porém, pensava que um fim de semana era muito pouco para curtir a ilha. Mas, decidimos fazer essa viagem no feriado de Corpus Chirst.

Voamos pela Azul, em um vôo que sai as 9h de Guarulhos e chega em Recife às 12h. Tivemos a oportunidade de almoçar no restaurante no andar de cima do Aeroporto (alguem lembra o nome?) e seguir de forma tranquila até Fernando de Noronha. Chegamos na ilha às 17h no horário local, sendo que lá é uma hora a menos.

Ao chegarmos, pagamos a TPA (Taxa de Preservação Ambiental) logo no check-in, no valor de R$68 por pessoa/dia. Essa taxa é diferente da que nós pagamos antecipadamente pela internet e que deve ser guardada para devolução na saída da ilha. Você também precisa desse comprovante de pagamento para fazer uma foto e a carteirinha para acessas as praias.

Ficamos na Pousada Zé Maria, que para quem vai com crianças é a melhor opção. Às quartas e aos sábados, a pousada faz um festival gastronômico incrível com direito a sushi de Toro com Atuns pescados no dia pelo próprio Zé Maria. Além disso, são servidos camarões, paella, picanha, pescada amarela, inúmeros ceviches e peixes para todos os gostos. As caipirinhas são sensacionais! Durante o jantar, há música ao vivo e um "The voice" entre os hóspedes e habitantes da Ilha. Nessa atração, o melhor cantor ganha o pior prêmio e o melhor cantor ganha o pior prêmio.

Pusada Zé Maria

Todos os hóspedes acabam se conhecendo, mas a diversão não se estende até altas horas, pois é preciso descansar para aproveitar o dia seguinte.

No primeiro dia, antes de mais nada, é preciso se cadastrar pra entrar nas praias que são protegidas pelo IBAMA no centrinho de Fernando de Noronha. Você deve fazer a foto e partir para fazer o tour da Ilha que é o passeio característico local. Neste tour, você pára para fazer fotos deslumbrantes e mergulhar na praia do Sueste. Lá é preciso levar colete salva-vidas, snorkel e máscara. Mas se preferir, pode alugar.

Após o mergulho e de ver tartarugas, tubarões e milhares de lindos peixinhos fomos almoçar no Varanda. Lá eu comi a melhor lagosta da minha vida com farofa de pão. É uma delícia e uma surpresa. Em seguida fomos à praia do Sancho que fica numa linda encosta e precisa descer uma trilha e uma escadaria equivalente a 20 andares de um prédio! Mas todo sacrifício vale a pena: a praia do Sancho é maravilhosa! Você pode ir de barco também. Nós alugamos na Pousada Zé Maria, pois de acordo com as condições climáticas, você pode mudar o dia. Eles providenciam um cardápio e além de camarões e lulas a bordo, a tripulação fez um churrasco muito bom.

Terminamos o dia na praia Cacimba do Padre onde às 17h tem a desova das tartaruguinhas! Lindo!

Os Dois Irmãos é outro ponto característico de Noronha e vale parar pra fazer uma foto! No dia seguinte fizemos um passeio de barco pela baía dos golfinhos. Nunca havia visto tantos golfinhos na vida. É impressionante! Passamos pelos Dois Irmãos e pela Praia dos Porcos e demos uma volta por quase toda a Ilha. Depois, voltamos pra Praia do Sancho onde vimos arraias e almoçamos no barco.

No terceiro dia a dica era alugar um buggie e ir à praia do Leão que era lindíssima! Mas, fomos almoçar no Bar do Meio que fica entre a Praia do Meio e Praia da Conceição. Pra mim este é o ponto mais lindo da Ilha e a praia do Meio é maravilhosa pra mergulho também. Vale a pena fazer base no Bar e conhecer as duas praias. Fica logo após a Pousada Teju-Açu, que é um charme. Jantamos lá e a comida e o atendimento é sensacional. Veja as fotos dos quartos:

Bar do meio

Pousada Teju-Açu

Conhecemos também a Pousada da Morena, que fica ao lado do Zé Maria e tem uma vista incrível e uma trilha pra Praia da Conceição.

Pousada Morena

A Pousadas Triboju e Maria Bonita são ótimas opções, porém, não tem uma linda vista da praia. É preciso fazer uma caminhadinha.

Pousada Maria Bonita

Pousada Triboju

Tem também a Pousada Maravilha e Pousada Valle que tem uma localização perfeita com vistas incríveis. Além dos restaurantes que fomos, os mais recomendados da Ilha é o Mergulhão, Mesa da Ana, além do Forro do Cachorro. Mas para quem crianças não é a melhor opção.

No domingo, o Zé Maria oferece aos hóspedes um churrasco na piscina de despedida, muito simpático! Ficamos curtindo a piscina por lá e saímos as 13h de Noronha e chegamos as 8:30 em SP. Foi o tempo ideal pra conhecer a Ilha!

Super recomendo visitar Noronha todas as vezes que puder! Muitas e muitas vezes! Valeu super a pena! Este foi um feriado especial, com águas transparentes, milhares de golfinhos, energia boa, muita beleza natural e boas risadas!


Destinos
África
Américas
Ásia
Europa
Oceania
Procure por Data
Siga a Blue Papaya
  • Facebook Basic Square
  • Black Instagram Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page